Projeto de Reflorestamento (Restaura-TO)

O Governo do Estado do Tocantins, celebrou acordo de cooperação técnica com a organização não governamental (ONG) 8 Billion Trees com vistas a implementar ações de reflorestamento e recuperação de vegetação nativa em áreas degradadas no Estado.

As atividades serão desenvolvidas por meio do fortalecimento do Projeto RESTAURA-TO (Restauração ecológica e econômica em áreas degradadas e alteradas no estado do Tocantins), que tem como objetivo promover o uso racional da cobertura vegetal e da flora nativa do Tocantins, transformando Áreas de Preservação Permanente (APP) e Reserva Legal (RL) degradadas e alteradas em zonas estratégicas para conservação dos recursos naturais e para a economia do estado.

Partindo da premissa que a implantação do Programa de Regularização Ambiental (PRA), após a validação do Cadastro Ambiental Rural (CAR), ampliará a demanda da atividade de restauração da cobertura vegetal e da flora nativa em APP e RL degradadas e alteradas, serão necessárias técnicas de baixo custo e eficazes para viabilizar economicamente as ações de restauração. Temos constituído amplo banco de germoplasma, através de coleta, beneficiamento e armazenamento de sementes de espécies arbóreas nativas da flora tocantinense e instalado Módulos Demonstrativos de Restauração (MDR) testando a técnica de semeadura direta em áreas degradadas e alteradas de APP e RL em propriedades rurais da região central e sudoeste do Tocantins.

Os MDR são monitorados por meio de avaliações periódicas de parâmetros e indicadores da sucessão ecológica e por meio de análises econômicas. No longo prazo, as mudanças da cobertura do solo em relação a espécies nativas e exóticas serão monitoradas servindo como um indicativo ecológico de sucessão do plantio.

Avaliaremos os estoques de carbono no solo e a erosividade das chuvas bem como a erodibilidade dos solos a fim de mensurar os potenciais efeitos benéficos da restauração. Os aprendizados e sugestões desta experiência serão divulgados ao público em geral, gestores, extensionistas e fiscais públicos e ao meio acadêmico, servindo como base para elaboração e aprimoramento do Programa de Regularização Ambiental (PRA) do estado do Tocantins.

Os recursos provindos da organização 8 Bilions Trees promoverão um impulso para todas as atividades do RESTAURA-TO, através do plantio de novas árvores e manutenção das árvores que crescem desde 2017 no território do Tocantins.

Para mais informações, acesse o site https://8billiontrees.com/