Geral 06/12/2013 - 18:31 - Ascom/Semades

Plano de manejo da APA Ilha do Bananal Cantão será revisado

Revisão do plano de manejo visa adequar a legislação que rege as atividades da APA com a realidade das populações locais. Revisão do plano de manejo visa adequar a legislação que rege as atividades da APA com a realidade das populações locais. - Divulgação Semades

Cerca de 200 produtores rurais da região do Cantão participaram nesta sexta-feira, 6, em Divinópolis, da discussão sobre o plano de manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) Ilha do Bananal/Cantão. O documento, instituído ainda em 2000, está sendo revisado pelo Governo do Tocantins, por meio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).

De acordo com o secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Alan Barbiero, a revisão do plano de manejo visa adequar a legislação que rege as atividades da APA com a realidade das populações locais. “A participação dessas pessoas é fundamental para que suas necessidades sejam apresentadas e consideradas na elaboração desse novo plano de manejo, que visa garantir o desenvolvimento da região de forma sustentável”, disse.

A APA Ilha do Bananal/Cantão é a maior unidade de conservação do Tocantins, com 1.678.000 hectares, abrangendo os municípios de Abreulândia, Araguacema, Caseara, Chapada de Areia, Divinópolis, Dois Irmãos, Marianópolis, Monte Santo e Pium. Sua preservação contribui de forma direta para a manutenção da biodiversidade do Parque Estadual do Cantão e sua gestão é feito por um Conselho Deliberativo, com a participação do Governo e de entidades da sociedade civil organizada.