Geral 22/10/2018 - 11:58 - Suene Moraes/Governo do Tocantins

Meio Ambiente e Incra iniciam Cadastro Ambiental Rural nos assentamentos rurais

Secretário da Semarh, Leonardo Cintra, a  coordenadora-geral de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Incra, Ivana Sobral e demais representantes durante o acordo técnico para realizar o atendimento do CAR, nos assentamentos rurais. Secretário da Semarh, Leonardo Cintra, a coordenadora-geral de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Incra, Ivana Sobral e demais representantes durante o acordo técnico para realizar o atendimento do CAR, nos assentamentos rurais. - Divulgação/INCRA
Parceria entre Semarh e Incra tem meta de realizar quatro mil inscrições do Cadastro Ambiental Rural Parceria entre Semarh e Incra tem meta de realizar quatro mil inscrições do Cadastro Ambiental Rural - Fernando Alves/Governo do Tocantins

Para realizar o Cadastro Ambiental Rural (CAR) de 4 mil proprietários rurais, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) firmaram parceria técnica e iniciaram, nesta segunda-feira, 22,  o atendimento em 15 assentamentos rurais, distribuídos em oito municípios. O serviço é realizado gratuitamente pela equipe da Semarh aos proprietários de imóveis rurais de até 320 hectares.

Nesta segunda-feira, as inscrições do CAR serão realizadas Projeto de Assentamento (PA) Toledo II, em Pium; no PA Renascer, na zona rural de Figueirópolis; no PA Santa Rita, no município de Cariri; e no PA Virgínia, em Cristalândia. Já nesta terça-feira, 23, o serviço é levado para o PA Macaúba e Floresta, ambos em Pium; PA São Francisco, Cristalândia; e PA Loroty, Lagoa da Confusão.

A cooperação, segundo o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Leonardo Cintra, prevê a elaboração do CAR nas áreas de reforma agrária do estado do Tocantins. “O objetivo é lançar dados individualizados de cada parcela dos assentamentos no sistema do CAR. A ferramenta possibilita a regularização ambiental de acordo com o Código Florestal”, explica.

O planejamento para a adesão ao CAR nos assentamentos rurais segue até o próximo dia 6 de novembro. Na ação, as equipes devem visitar um total de 43 assentamentos.

CAR

O CAR um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais, que tem por objetivo integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente (APPs), áreas de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do país.