Geral 07/11/2018 - 09:48 - Suene Moraes/Governo do Tocantins

Meio Ambiente avalia qualidade das águas em 15 bacias hidrográficas

Programa Qualiágua Programa Qualiágua - Fernando Alves/Governo do Tocantins

Para concluir as estratégias estabelecidas em 2018 para o monitoramento da qualidade das águas nos rios do Tocantins, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos realiza nesta semana as ações que compõe a  4ª Campanha Programa de Estímulo à Divulgação de Dados da Qualidade da Água (QualiÁgua). A equipe percorrerá, até sexta-feira, 9, sete pontos distribuídos nos corpos hídricos dos municípios de Lagoa da confusão, Dueré e Formoso do Araguaia.

O cronograma estipula a coleta em campo de 40 pontos localizados em 15 bacias hidrográficas que cortam todas as regiões do Estado, sendo em 35 municípios do interior. A finalização das operações realizadas pela equipe da Semarh está prevista para a segunda semana de dezembro.

Assim como nas outras três Campanhas do Qualiágua realizadas ao longo do ano, as amostras são para analisar os seguintes parâmetros: temperatura da água, oxigênio dissolvido, turbidez, condutividade específica, PH e profundidade da coleta. A sonda multiparâmetro é o equipamento utilizado para analisar os dados instantaneamente.

Na próxima semana o planejamento prevê o monitoramento em sete pontos, nos municípios de Itaguatins, Araguatins, Xambioá, Araguanã, Araguaína e Riachinho.

Qualidade da água

O Programa Qualiágua é uma iniciativa da Agência Nacional de Águas (ANA) que tem como objetivo contribuir para a gestão sistemática dos recursos hídricos, por meio da divulgação de dados sobre a qualidade das águas superficiais no Brasil a toda a sociedade, além de ver a implementação da Rede Nacional de Monitoramento da Qualidade das Águas (RNQA), no âmbito do Programa Nacional de Avaliação da Qualidade das Águas ( PNQA).