Geral 09/04/2018 - 15:13 - Suene Moraes/Governo do Tocantins

Região do Bico do Papagaio pode realizar gratuitamente o Cadastro Ambiental Rural

Governo do Tocantins realiza serviço gratuito para proprietários de imóveis rurais Governo do Tocantins realiza serviço gratuito para proprietários de imóveis rurais - Fernando Alves/Governo do Tocantins

Em mais uma ação de atendimento do programa do Cadastro Ambiental Rural (CAR)/Tocantins Legal, os proprietários de imóveis rurais dos municípios de Axixá, Sítio Novo e Augustinopólis, podem aderir gratuitamente ao serviço, por meio das equipes que estão na região. A iniciativa é do Governo do Tocantins, que inicia os cadastramentos nesta segunda-feira, 09, e segue até sexta-feira, 13, tendo como público alvo as propriedades de até 320 hectares.

Para quem ainda não realizou o registro eletrônico em Axixá, os interessados podem procurar os técnicos na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais; já em Sítio Novo a base é na Secretaria Municipal de Agricultura; e em Augustinopólis o serviço está sendo oferecido na Secretaria de Agricultura do município. O horário é das 8h às 18h, além de equipes intinerantes percorrendo a zona rural das três cidades.

O CAR é uma ferramenta imprescindível para auxiliar no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais. Consiste no levantamento de informações georreferenciadas do imóvel, com delimitação das Áreas de Proteção Permanente (APP), Reserva Legal (RL), remanescentes de vegetação nativa, área rural consolidada, áreas de interesse social e de utilidade pública, com o objetivo de traçar um mapa digital a partir do qual são calculados os valores das áreas para diagnóstico ambiental.

CAR no Tocantins

Conforme os dados, no Tocantins, 59.891 propriedades rurais foram cadastradas até o momento, com isso o Governo atingiu 70,68% de imóveis rurais. As informações podem ser consultadas pelo link http://semarh.to.gov.br/car/relatorios/relatorio-acumulado-mensal/