Geral 04/10/2019 - 16:58 - Robson Corrêa/Governo do Tocantins

Estudantes participam de palestra e realizam plantio de mudas em escola do Taquari

Estudantes são orientados a preservar o meio ambiente Estudantes são orientados a preservar o meio ambiente - Fernando Alves/Governo do Tocantins
As árvores vão proporcionar sombra para os estudantes As árvores vão proporcionar sombra para os estudantes - Fernando Alves/Governo do Tocantins
Foram plantadas 100 mudas nas dependências da escola Foram plantadas 100 mudas nas dependências da escola - Fernando Alves/Governo do Tocantins

Os alunos da escola Maria dos Reis Alves Barros localizada no bairro Taquari receberam nesta sexta feira, 04, uma palestra sobre a importância da preservação ambiental.  A ação foi realizada através da parceria entre a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Secretaria da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e o Exército Brasileiro.

Durante o encontro os estudantes foram orientados a serem propagadores dos cuidados que todos devem ter com o meio ambiente. Além da palestra os alunos tiveram a oportunidade de começar o reflorestamento nas dependências da escola, fazendo o plantio de 100 mudas de árvores nativas do cerrado tocantinense.

Colocar em prática o que se aprende na sala de aula é fundamental para o aprendizado e segundo o palestrante Sargento Roger Trindade “só a teoria não basta, afinal os jovens sabem da importância da preservação, mas a gente chega na escola e percebe que muitas crianças nunca plantaram uma árvore. Certamente quando se põe a mão na massa essa ação acaba se tornando mais significativa para eles e a consciência de preservar aumenta”.

Na oportunidade foram entregues várias cartilhas educativas relacionadas ao meio ambiente. Foram distribuídas também mudas para os estudantes levarem para casa e começarem o reflorestamento onde moram.

O estudante Murilo Pereira aprendeu com a avó desde muito jovem que deve cuidar do meio ambiente.  “Eu fui criado na roça e minha avó sempre me incentivou a cuidar e preservar o ambiente. Aqui na escola eu sempre converso com os meus amigos sobre esse cuidado que devemos ter principalmente com o lixo”, disse.

O reflorestamento nas escolas deve atender outras instituições de ensino. Segundo a diretora de desenvolvimento sustentável, Karynne Sotero “as ações serão realizadas durante todo o ano nas escolas estaduais e municipais do estado, até porque estamos em uma região muito quente e algumas escolas possuem pouca sombra e através desse plantio podemos proporcionar um ambiente mais agradável para os alunos”.

A escola conta com a disciplina meio ambiente em sua grade curricular. Os professores levam conteúdos relacionados à preservação ambiental, mostrando aos jovens que eles têm uma parcela de responsabilidade e que todo esse trabalho é para garantia do futuro das próximas gerações.