Geral 28/11/2019 - 15:30 - Robson Corrêa/Governo do Tocantins

Semarh participa do 19º Fórum De Governadores Da Amazônia Legal

Secretário da Semarh, Renato Jayme participa do 19º Fórum De Governadores Da Amazônia Legal Secretário da Semarh, Renato Jayme participa do 19º Fórum De Governadores Da Amazônia Legal - Esequias Araújo/Governo do Tocantins
Nove governadores dos estados que compõem a Amazônia Legal Nove governadores dos estados que compõem a Amazônia Legal - Esequias Araújo/Governo do Tocantins
19º Fórum De Governadores Da Amazônia Legal realizado em São Luís-MA 19º Fórum De Governadores Da Amazônia Legal realizado em São Luís-MA - Esequias Araújo/Governo do Tocantins

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) participou nesta quarta e quinta feira, 27 e 28, do 19º Fórum De Governadores Da Amazônia Legal que aconteceu em São Luis – MA. Os participantes do evento se dividem em Câmaras Técnicas Setoriais para discutirem assuntos relacionados à temática de cada representante.

Na Câmara Setorial do Meio Ambiente participam os Secretários de Estado do Meio Ambiente, técnicos da Câmara Setorial e delegados do GCF para discutirem os processos e procedimentos para a Câmara Setorial, no âmbito da estrutura de governança do Consórcio, discussão e evolução das Notas Conceituais dos 03 projetos prioritários/2019 que são: estruturação do Mercado de Negócios e Serviços Ambientais, Integração do Zoneamentos Ecológico - Econômico da Amazônia Legal e o alinhamento de Protocolos para a Eficiência da Gestão Ambiental, em conjunto com procedimentos de regularidade ambiental.

O Secretário da Semarh, Renato Jayme esteve acompanhando o governador do Tocantins, Mauro Carlesse que na ocasião apresentou o programa Pátria Amada Mirim (PAM). O programa vai contemplar inicialmente 25 mil alunos em 139 municípios no período de três anos. Os estados membros da Amazônia Legal manifestaram interesse em implantar o programa em seus estados.

No último fórum dos governadores realizado em Palmas no mês de Agosto foram debatidas as ações da plataforma para o próximo semestre e acompanhamento das agendas estratégicas de gestão ambiental dos estados membros. Durante o encontro assuntos como Fundo Amazônia, Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e Licenciamento Ambiental serão elencados pelos nove secretários de meio ambiente que constituem a Amazônia Legal: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso Rondônia, Roraima, Pará e o Tocantins.

Carta de Palmas

Os governadores listaram na carta as próximas ações e manifestaram preocupação com o desmatamento ilegal na Amazônia Legal. Em um dos trechos do documento os  governadores manifestam a preocupação com o avanço do desmatamento ilegal na Amazônia Legal e ratificaram o compromisso institucional de buscar mecanismos reais que garantam o desenvolvimento sustentável da região.Na carta, os governadores também reiteram a relevância do Fundo Amazônia para a gestão do desenvolvimento a partir da valorização de ativos regionais e a relevância do volume de investimentos disponíveis para os Estados.