Geral 26/02/2019 - 17:41 - Camila Mitye/Governo do Tocantins

Desenvolvimento de Ferramenta de Sustentabilidade de Paisagens do Tocantins é tema de reunião técnica

Encontro reuniu atores locais para validação dos dados levantados Encontro reuniu atores locais para validação dos dados levantados - Fernando Alves/Governo do Tocantins

Com objetivo de validar os dados levantados para o desenvolvimento da Ferramenta de Sustentabilidade de Paisagens do Tocantins (FSP), um encontro técnico na sala de reuniões da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) mobilizou representantes de diversos segmentos na manhã desta terça-feira, 26.

O levantamento é uma realização do Centro de Pesquisa Florestal Internacional (CIFOR, por seu nome em inglês), em parceria com a Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Floresta (GCF Task Force), a qual o Tocantins é membro, e tem como foco as condições que criam um ambiente favorável à implementação de ações voltadas à sustentabilidade. Os dados foram levantados entre os meses de novembro e dezembro, a partir de reuniões, entrevistas e levantamento bibliográfico com órgãos gestores e a Fundação Nacional do Índio (Funai).

A validação com os atores locais é baseada em temas que incluem ordenamento e gestão territorial; propriedade de terra e dos recursos; biodiversidade, entre outros, cuja avaliação é feita a partir de evidências como documentos, leis, relatórios, entre outros. Além disso, a estrutura de governança e as políticas públicas ambientais do Tocantins também estiveram em debate.

FSP

A Ferramenta de Sustentabilidade de Paisagens (FSP) faz uma avaliação do progresso do Estado em direção ao desenvolvimento sustentável com baixas emissões de gases de efeito estufa. Para tanto, são levantados dados sobre as principais políticas relacionadas à conservação e ao desenvolvimento, sua implementação e governança, de modo a produzir um material de subsídio à avaliação da estratégia do Estado.

Essa avaliação fortalecerá a busca do Tocantins por novas parcerias, inclusive com compradores de produtos jurisdicionais, investidores, doadores e outros. Também deve posicionar o Estado avaliado para competir de forma mais efetiva pelo financiamento de pagamento por desempenho.

GCF

A Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Floresta (GCF Task Force) é uma aliança de estados e países que possuem florestas tropicais e que discutem internacionalmente medidas e financiamento para proteção das florestas como forma de mitigação das mudanças climáticas.