Geral 13/04/2019 - 16:35 - Camila Mitye / Governo do Tocantins

Semarh encerra participação na Agrosudeste com atendimento ao público

5ª Agrosudeste : Registro aéreo do veículo aéreo não tripulado (VANT) utiliado pela Semarh no monitoramento do CAR 5ª Agrosudeste : Registro aéreo do veículo aéreo não tripulado (VANT) utiliado pela Semarh no monitoramento do CAR - VANT/ Semarh
O agropecuarista Carley Adriano (esq.) recebe o documeto de adesão ao CAR dos técnicos da Semarh na feira O agropecuarista Carley Adriano (esq.) recebe o documeto de adesão ao CAR dos técnicos da Semarh na feira - Divulgação / Semarh

Foi encerrada neste sábado, 13, a 5ª edição da Feira Agrotecnológica da região Sudeste do Tocantins (Agrosudeste), evento coordenado pelo Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e parceiros, entre eles a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). A secretaria levou informações sobre seus projetos e oficializou a cessão de uma caminhonete à Secretaria da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), para ser utilizada no Colégio Estadual Girassol de Tempo Integral Agropecuário de Almas, onde foi realizada a Agrosudeste.

Diversos estudantes, proprietários e produtores rurais passaram pelo stand da Semarh na feira. No local era possível obter informações sobre as ações da Semarh, especialmente aquelas vinculadas à atividade agrária, como o Projeto Campo Sustentável, que desenvolve integração-lavoura-pecuária-floresta (ILPF) em 25 hectares degradados de uma propriedade em Brejinho de Nazaré, e o Cadastro Ambiental Rural (CAR), registro obrigatório que pretende mapear áreas de proteção, nascentes e passivos ambientais de todas as propriedades rurais do Tocantins.

O agropecuarista Carley Adriano, de Almas, aproveitou a oportunidade para fazer a adesão ao CAR no stand da Semarh. Ele, que visita a feira todos os anos, destacou a função de eventos como esse para que os produtores conheçam novas tecnologias, maquinários e ainda possam cumprir obrigações como a adesão ao CAR. “É um benefício que ajuda muito as pessoas da zona rural. E o CAR hoje é fundamental para conseguir energia no campo, fazer financiamento no banco. Além de ser uma responsabilidade que nós assumimos com relação ao meio ambiente dentro da propriedade”, afirmou.

Durante os três dias de evento, os técnicos da Diretoria de Instrumentos de Gestão Ambiental da Semarh aproveitaram para conversar com proprietários rurais que passaram pelo stand para explicar como funciona o Projeto Campo Sustentável, com o objetivo de obter contatos de interessados em se candidatar para a segunda etapa da ação.

O secretário Leonardo Cintra destacou a importância da feira, que já se tornou referência no Sudeste do estado. “É uma feira que busca mostrar as novas tecnologias que estão sendo desenvolvidas no setor agropecuário, e claro, o Governo do Estado está presente trazendo suas ações”, disse. O titular da Semarh ressaltou ainda a grande integração entre as pastas na realização da Agrosudeste, característica da gestão atual. “O Tocantins tem hoje esse novo olhar e o governador Mauro Carlesse quer essa participação de todas as secretarias e autarquias, que estejamos todos unidos em prol do desenvolvimento do Estado do Tocantins”, finalizou.