Geral 26/04/2019 - 17:47 - Camila Mitye/Governo do Tocantins

Tocantins participa de debate nacional para construção de agenda estratégica de gestão das águas

Secretário Leonardo Cintra e demais representantes das unidades federativas em registro com o ministro Gustavo Canuto Secretário Leonardo Cintra e demais representantes das unidades federativas em registro com o ministro Gustavo Canuto - Adalberto Marques/Ministério do Desenvolvimento Regional
Ministro Gustavo Canuto destaca urgência da elaboração do Programa Nacional de Revitalização de Bacias Hidrográficas Ministro Gustavo Canuto destaca urgência da elaboração do Programa Nacional de Revitalização de Bacias Hidrográficas - Adalberto Marques/Ministério do Desenvolvimento Regional

Cumprindo agenda ambiental em Brasília (DF), o secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Leonardo Cintra, esteve presente na programação do ‘Encontro Nacional de Gestão de Recursos Hídricos e Revitalização de Bacias Hidrográficas’, realizado nesta quinta e sexta-feira, 25 e 26 de abril. O evento reúne representantes do Governo Federal, órgãos estaduais gestores de recursos hídricos, organismos internacionais e comitês de bacias hidrográficas, além de secretários de estados, e tem como objetivo unir contribuições para a construção de uma agenda estratégica voltada à gestão das águas no país.

O encontro é organizado pela Secretaria Nacional de Segurança Hídrica do Ministério do Desenvolvimeto Regional e é parte do processo de elaboração do novo Plano Nacional de Recursos Hídricos, que terá validade a partir de 2021, e da formulação do Programa Nacional de Revitalização de Bacias Hidrográficas. A elaboração do programa, inclusive, foi classificada como urgente pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, que abriu oficialmente o evento.

"O Tocantins é abundante em recursos hídricos, estamos situados sobre a bacia Tocantins-Araguaia, uma das maiores do mundo. Por isso o Governo do Estado faz uma gestão de recursos hídricos responsável, com planejamento estratégico e diálogo com os setores. Os comitês de bacia hidrográfica são fundamentais nesse processo, por serem o nosso canal direto com os usuários da água", ressaltou o titular da Semarh, Leonardo Cintra, destacando ainda que "O governador Mauro Carlesse tem esse cuidado especial com relação à àgua, com um uso sustentável para garantirmos a disponibilidade desse recurso tão importante em quantidade e qualidade". (Com informações da Assessoria de Comunicação do Ministério do Desenvolvimento Regional)