Geral 10/05/2019 - 22:07 - Camila Mitye/Governo do Tocantins

Governador visita espaço dedicado às ações ambientais do Governo do Tocantins na Agrotins 2019

Acompanhado pelo secretário Leonardo Cintra, governador Mauro Carlesse visita espaço da Semarh ao lado do titular da Seagro, César Halum Acompanhado pelo secretário Leonardo Cintra, governador Mauro Carlesse visita espaço da Semarh ao lado do titular da Seagro, César Halum - Fernando Alves/Governo do Tocantins
Secretário Leonardo Cintra presenteia governador Mauro Carlesse com camiseta feita com garrafas PET Secretário Leonardo Cintra presenteia governador Mauro Carlesse com camiseta feita com garrafas PET - Fernando Alves/Governo do Tocantins
Governador Mauro Carlesse observa componentes de produção de energia solar, destaques do estande da Semarh Governador Mauro Carlesse observa componentes de produção de energia solar, destaques do estande da Semarh - Fernando Alves/Governo do Tocantins
Pavilhão ambiental foi visitado por centenas de pessoas durante a Agrotins 2019 Pavilhão ambiental foi visitado por centenas de pessoas durante a Agrotins 2019 - Fernando Alves/Governo do Tocantins

O governador Mauro Carlesse visitou nesta sexta-feira, 10, o espaço “Tocantins Competitivo Sustentável”, organizado pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), na Agrotins 2019. Acompanhado do secretário da Agricultura, Pecuária e Aqüicultura (Seagro), César Halum, o governador percorreu o estande guiado pelo secretário da Semarh, Leonardo Cintra, que apresentou as ações levadas pela pasta à feira. O estande recebeu mais de 600 visitantes desde a abertura da feira na terça-feira, dia 07, e a expectativa é que esse número aumente já que muitas pessoas procuram a Agrotins no último dia, neste sábado, 11.

Também estiveram no estande da Semarh o deputado federal Carlos Gaguim e o deputado estadual Olyntho Neto, ambos apoiadores das energias renováveis no Tocantins, o senador Irajá Abreu, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO), coronel Reginaldo Leandro da Silva, o presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Fernando Silveira, e o subsecretário da Agricultura, Pecuária e Aqüicultura (Seagro), Thiago Dourado.

Durante a visita, o secretário Leonardo Cintra mostrou ao governador projetos como o Campo Sustentável, de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), e o Projeto para Determinação dos Valores de Referência de Qualidade do Solo (VRQs), realizado junto à Embrapa, além de explicar como funciona o monitoramento de quantidade e qualidade da água nos corpos hídricos do Tocantins.

“Todo o trabalho desenvolvido pela Semarh, por meio do seu competente corpo técnico, vem ao encontro do que determina o governador Mauro Carlesse, de pensarmos em estratégias que tornem o Tocantins cada vez mais um estado competitivo de forma sustentável. Desta forma, esses projetos auxiliam o produtor rural a buscar um agronegócio de atitude sustentável, como diz o próprio tema da Agrotins este ano”, ressaltou o secretário.

O grande mapa do Tocantins com índices de radiação solar direta, de sete metros de extensão, localizado logo na entrada do estande, com informações do Atlas Solarimétrico, é destaque do estande. Além disso, a palavra “Sustentável”, na fachada do espaço, chamou atenção do produtor rural Vanderlei Eduardo Júnior, de Colinas do Tocantins, que pretende adotar algum projeto com a sustentabilidade em foco. “Eu pretendo implantar um sistema de captação de água da chuva para economizar e reutilizar água no processo de ordenha, assim como a energia solar”, disse o produtor, que obteve as informações necessárias com os técnicos da Diretoria de Desenvolvimento Sustentável da Semarh.

Igor Cirqueira, engenheiro de produção de Araguaína, tirou dúvidas sobre coleta seletiva e foi informado sobre o Plano Estadual de Resíduos Sólidos (PERS-TO), elaborado pelo Governo do Tocantins por meio da Semarh. “Fiquei feliz de saber que o Estado tem trabalhado pra orientar os municípios neste sentido, por que acredito que o problema dos resíduos sólidos é uma questão temos que trabalhar preventivamente para não sofrermos no futuro”, declarou.

Já o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Axixá, Givanildo Raimundo de Paula, aproveitou a visita à Agrotins para obter muitas informações. No pavilhão ambiental, ele se informou sobre ações que pode executar na cidade para melhorar a pontuação no ICMS Ecológico. “Com as informações que conseguimos tenho certeza que vamos realizar novas ações e melhorar nossa pontuação no próximo ano”, afirmou Givanildo.