Geral 08/05/2019 - 19:49 - Camila Mitye/Governo do Tocantins

Curral Ecológico é alternativa barata e sustentável para o agropecuarista

Curral ecológico está em exposição na área da Pecuária a Agrotins Curral ecológico está em exposição na área da Pecuária a Agrotins - Fernando Alves/Governo do Tocantins
O professor Hugo Rivas (centro) observa a montagem das bandas de rodagem de pneus O professor Hugo Rivas (centro) observa a montagem das bandas de rodagem de pneus - Fernando Alves/Governo do Tocantins

Uma alternativa barata e ambientalmente correta, o protótipo do curral ecológico foi montado pelo terceiro ano consecutivo pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) na Agrotins 2019. O curral está montado na área dedicada à pecuária da feira, que foi iniciada na terça-feira, 07, e segue até sábado, 11, no Centro Agrotecnológico de Palmas.

Na estrutura, as tiras de pneus substituem as pranchas horizontais de madeira que circundam o curral convencional. “Desta forma, vários objetivos são atingidos, entre eles dar uma nova utilidade aos pneus, que podem levar até 600 anos para se decompor na natureza e diminuir o custo na construção do curral para o agropecuarista”, explana o técnico ambiental e agropecuário Ricardo Carvalho Mendes, desenvolvedor do projeto ao lado da engenheira ambiental Cinthia Barbosa Pires Azevedo, gerente de Instrumentos Econômicos e Ambientais da Semarh.

Um dos benefícios do curral ainda, segundo a gerente, é o bem-estar dos animais, já que a troca da madeira pelos pneus amortece o impacto deles com as laterais da estrutura, diminuindo o estresse do confinamento. “Além disso, o público-alvo do projeto é o agricultor familiar, principalmente por ser uma alternativa de baixo custo”, explica Cinthia Azevedo.

O professor Hugo Rivas, que atua na Escola Família Agrícola de Porto Nacional, passou pelo curral ecológico da Semarh e saiu impressionado. “Achei muito interessante por ser barato, próprio para a agricultura familiar e pela possibilidade de ser utilizado tanto para bovinocultura quanto para suinocultura”, relata.

Manual de construção

O projeto para construção do curral com todo o material necessário está disponível para download neste link