Geral 28/06/2019 - 12:25 - Thuanny Vieira/Governo do Tocantins

Praia Consciente será lançado neste sábado, 29, com canal de comunicação via Whatsapp

Praia de Pedro Afonso receberá ação do Praia Consciente Praia de Pedro Afonso receberá ação do Praia Consciente - Fernando Alves/Governo do Tocantins
Temporada de praias no Tocantins inicia neste sábado, 29 Temporada de praias no Tocantins inicia neste sábado, 29 - Fernando Alves/Governo do Tocantins

O projeto Praia Consciente, ação desenvolvida pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), será lançado oficialmente neste sábado, 29, na Praia do Prata, em Palmas, às 10h. Para esta 4ª edição, ação conta com uma novidade que busca aumentar a participação do cidadão na preservação e fiscalização das praias, o Whatsapp Consciente. O canal de comunicação estará disponível a partir deste final de semana, numa ação de Blitz Ambiental que irá promover educação ambiental junto à comunidade local e aos turistas sobre o descarte correto do lixo, no intuito de manter as praias limpas e evitar a contaminação da areia e água das praias.

As equipes da Semarh e órgãos parceiros se concentrarão às 8h na Praia da Graciosa e seguirão pelas demais praias da capital realizando a ação, culminando no lançamento na Praia do Prata. Ao todo 14 cidades recebem a Blitz Ambiental neste mês de julho, sendo Palmas, Lajeado, Miracema, Porto Nacional, Peixe, Caseara, Araguacema, Tocantínia, Pedro Afonso, Xambioá, Araguatins, Tocantinópolis, Itaguatins, Paranã e São Salvador.

A edição deste ano do Praia Consciente conta com a parceria da Secretaria de Educação (Seduc),Agência Tocantinense de Turismo do Tocantins (Adetuc) e do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), além de todas as prefeituras que recebem a ação.

Whatsapp Consciente

O canal irá funcionar durante toda a temporada de praia. O whatsapp será gerenciado pela Semarh que recolherá todas as mensagens e encaminhará ao órgão fiscalizador, o Naturatins, que dará encaminhamento no caso de denúncias recebidas de crimes ambientais. O número de contato é o (63) 9 9988-0030.