Geral 07/06/2019 - 10:24 - Camila Mitye/Governo do Tocantins

Fórum Lixo & Cidadania traz experiência de gestão dos resíduos sólidos com apoio popular

Fórum tem entre os objetivos a colaboração com o poder público no apoio das organizações ambientalistas e associativas de trabalhadores com materiais recicláveis Fórum tem entre os objetivos a colaboração com o poder público no apoio das organizações ambientalistas e associativas de trabalhadores com materiais recicláveis - Fernando Alves/Governo do Tocantins
O diretor executivo Bernardino Rodrigues de Souza relata a experiência do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável Vale do Rio Palma (CIDS)no incentivo à Criação da Associação dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis O diretor executivo Bernardino Rodrigues de Souza relata a experiência do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável Vale do Rio Palma (CIDS)no incentivo à Criação da Associação dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis - Fernando Alves/Governo do Tocantins

Os membros do Fórum Estadual Lixo & Cidadania (FELC) se reuniram na tarde desta quarta-feira, 06, para debater ações importantes de gestão dos resíduos sólidos que alguns municípios do Tocantins estão realizando com apoio popular. Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, o debate ganha destaque pela importância do tema e pela urgência em buscar soluções.

Durante a reunião, realizada no auditório da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), foi apresentada a experiência do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável Vale do Rio Palma (CIDS) no incentivo à Criação da Associação dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis. O diretor executivo Bernardino Rodrigues de Souza explanou também sobre o processo de criação do consórcio, que integra os municípios de Aurora do Tocantins, Novo Alegre, Combinado e Lavandeira.

“Nós começamos pela criação do Fórum Intermunicipal de Secretários Municipais de Meio Ambiente, onde cada um levou seus problemas e as dificuldades com a gestão de resíduos sólidos, especialmente no que diz respeito aos lixões e à reciclagem. Em seguida, apresentamos aos prefeitos destes municípios que o primeiro passo para buscar soluções seria viabilizar a constituição do consórcio, o que foi rapidamente apoiado por todos”, relatou Bernardino, que integra a gestão do município de Lavandeira.

Ele contou ainda que o CIDS já tem realizado ações de educação ambiental na região, como a Copa Verde de Futebol Ambiental, que atualmente conta com a participação de vinte municípios, além de campanhas nas rádios locais sobre a importância da reciclagem e coleta seletiva. O consórcio está, inclusive, dando amplo apoio para a criação da associação de catadores de material reciclável, fundamentais nesse processo. “Reunimos os catadores dos quatro municípios e oferecemos a estrutura do consórcio, consultoria jurídica e contábil para dar condições para que eles comecem, ressaltando a importância da união de todos, para posteriormente pensar em formas de produção de produtos com o material recolhido”, explicou o diretor executivo.

FELC

O Fórum é coordenado pela Cooperativa de Materiais Recicláveis Amigos da Natureza (COOPERAN), em parceria com a SEMARH e o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), e tem entre os objetivos a colaboração com o poder público no apoio das organizações ambientalistas e associativas de trabalhadores com materiais recicláveis, bem como na articulação de apoio à adequada gestão e manejo de resíduos sólidos.