Geral 04/07/2019 - 12:01 - Camila Mitye/Governo do Tocantins

Secretário recebe representantes do município de Couto Magalhães

Os representantes do município convidaram o secretário Renato Jayme para participar do evento Os representantes do município convidaram o secretário Renato Jayme para participar do evento - Camila Mitye/Governo do Tocantins

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins, Renato Jayme, recebeu em seu gabinete nesta quinta-feira, 04, representantes da Prefeitura de Couto Magalhães em busca de apoio da Semarh para desenvolver ações de educação ambiental no município. Estiveram presentes os secretários de Educação, Julio César Ramos Brasil, de Meio Ambiente, Maria Tereza Barros, e de Agricultura, Jeferson Pereira Maciel.

O objetivo foi buscar apoio e convidar o secretário para participar da ação realizada pelo município durante a temporada de praias na região, banhada pelo Rio Araguaia. Denominada Coletivo de Educadores Ambientais do Médio Araguaia, a ação está em sua 6ª edição e conta com o envolvimento de diversos municípios da região, com o objetivo de conscientizar os ribeirinhos e turistas sobre os impactos do desmatamento e a destinação correta do lixo produzido durante a temporada.

O secretário Renato Jayme se mostrou aberto a apoiar o município, ressaltando que esta é uma característica da gestão do governador Mauro Carlesse. “O governador sempre destaca que é preciso dar atenção ao que acontece nos municípios, afinal é o local onde as pessoas vivem e trabalham”, afirmou.

A secretária do Meio Ambiente de Couto Magalhães contou a história do evento, que já chegou a envolver os 13 municípios que integram a região. “Estudos mostram o quão frágil é o Rio Araguaia, por isso este é um projeto muito importante para nós, por ser uma ação que visa conservar sua vitalidade”, disse Maria Tereza Barros.

A ação acontece de 22 a 25 de julho, quando o colegiado de educadores ambientais percorre, de barco, as praias de Couto Magalhães até Pau D’Arco. A programação acontece durante o dia, com visitas às praias e distribuição de mudas, e à noite com palestras de parceiros.