Geral 03/09/2019 - 16:54 - Robson Corrêa/Governo do Tocantins

Semarh realiza oficina de sabão ecológico no interior do Estado

(2)	Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente de Lajeado e CRAS participaram da oficina (2) Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente de Lajeado e CRAS participaram da oficina - Thays Marinho/Governo do Tocantins
O sabão produzido além de preservar o meio ambiente pode gerar renda para as famílias O sabão produzido além de preservar o meio ambiente pode gerar renda para as famílias - Thays Marinho/Governo do Tocantins

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), em parceria com a Secretária do Meio Ambiente e Turismo do município de Lajeado juntamente com o Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) realizaram na segunda-feira, 02, uma oficina sobre a produção de sabão ecológico.

O curso teve como proposta ensinar os participantes a fabricar o sabão ecológico utilizando o óleo de cozinha que não serve mais na preparação dos alimentos. Além da orientação sobre a importância desse reaproveitamento, a oficina contribuiu mostrando mais uma forma de preservação ambiental, evitando o descarte do óleo em local inapropriado.

No primeiro momento do curso foi apresentada a parte teórica aos participantes, e logo em seguida teve início a parte prática de produção, que também usa soda cáustica, água e álcool. O óleo utilizado na preparação do sabão veio através de doações feitas pelos comerciantes de uma praia da cidade.

Os vinte participantes são servidores do CRAS e da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo que agora estão capacitados e podem replicar os conhecimentos adquiridos na oficina, podendo ensinar para a comunidade como produzir um produto que pode ser comercializado e complementar a renda familiar. Xambioá será a próxima cidade a receber a oficina de sabão ecológico ainda esse mês.

 

Agenda 2030

A agenda 2030 é uma agenda formulada em 2015 na sede da ONU em Nova Iorque que contém 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável e tem como foco principal erradicar a fome no mundo, além das outras 169 metas que buscam a qualidade de vida das pessoas e que os países deverão se comprometer em cumprir até o ano de 2030.