Geral 05/09/2019 - 15:59 - Thuanny Vieira/Governo do Tocantins

Blitz Educativa Ambiental realiza ação em escolas na região de Taquaruçu

Material educativo sobre as queimadas foram distribuídos para os participantes. Material educativo sobre as queimadas foram distribuídos para os participantes. - Karynne Sotero/Governo do Tocantins
Equipe do Comitê do Fogo realiza Blitz Educativa Ambiental Equipe do Comitê do Fogo realiza Blitz Educativa Ambiental - Karynne Sotero/Governo do Tocantins

Com o intuito de levar conhecimento e transformar crianças e adolescentes em agentes mobilizadores em favor do meio ambiente, o Comitê do Fogo realizou nessa quarta-feira, 4, uma Blitz Educativa Ambiental em cinco escolas da região de Taquaruçu e Taquaruçu Grande, em Palmas. Durante a ação foram ministradas palestras e distribuído material educativo de combate às queimadas entre os participantes.

A equipe realizou diversas abordagens do tema queimadas, dentre elas os prejuízos que os incêndios podem causar a saúde e o impacto na rede elétrica afetando diretamente no uso de eletrodomésticos e o da Wi-fi. A escolha da linguagem foi justamente pensando em como atrair os adolescentes e crianças que hoje, mesmo em zonas rurais estão totalmente conectados.

A Blitz Educativa Ambiental fez parte ainda da programação da feira de ciências da Escola Municipal Crispim Pereira Alencar que tem por tema este ano “Queimadas”, o professor de ciências Aluízio Alencar destaca a importância da presença do Comitê do Fogo. “Os alunos estão todos envolvidos com a feira  e é um tema super relevante para que a gente possa ter uma natureza sadia, e a vinda do pessoal do Comitê do Fogo aqui na escola é super necessária pois são técnicos falando sobre a prevenção e também das questões das doenças causadas pelas queimadas, e com isso a população fica em alerta e apta a denunciar”.

A aluna Geovana Gomes Paiva destacou a importância do trabalho, “principalmente pelo fato de que o fogo não coloca em risco apenas nossas casas e nossa saúde, mas também as florestas, os animais e as nascentes, principalmente aqui em Taquaruçu, onde a população está sofrendo muito com o fogo”.

O diretor das escolas estaduais Duque de Caxias e Entre Rios, Maximiano Santos Bezerra considerou a ação louvável. “A iniciativa do Governo é bem-vinda, nesse momento tão complicado. A gente sabe que todos os anos acontecem as queimadas nesse período, sendo necessárias ações mais intensas como esse trabalho de conscientização. É importante que o Governo dialogue e se aproxime da comunidade, como está sendo feito. Essa união dos órgãos, tanto de combate como de educação ambiental, pode trazer um resultado positivo a curto prazo”.

Participaram da ação a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Secretaria de Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Instituto de Natureza do Tocantins (Naturatins), Corpo de Bombeiros Militar, Batalhão da Polícia Militar Ambiental (PBMA), Centro Integrado de Operações Aéreas (CIPOER) e o Exército.