Geral 05/09/2019 - 15:59 - Thuanny Vieira/Governo do Tocantins

Blitz Educativa Ambiental realiza ação em escolas na região de Taquaruçu

Crianças e adolescente da rede pública municipal e estadual participaram das palestras de educação ambiental Crianças e adolescente da rede pública municipal e estadual participaram das palestras de educação ambiental - Karynne Sotero/Governo do Tocantins
Material educativo sobre as queimadas foram distribuídos para os participantes. Material educativo sobre as queimadas foram distribuídos para os participantes. - Karynne Sotero/Governo do Tocantins
Equipe do Comitê do Fogo realiza Blitz Educativa Ambiental Equipe do Comitê do Fogo realiza Blitz Educativa Ambiental - Karynne Sotero/Governo do Tocantins

Com o intuito de levar conhecimento e transformar crianças e adolescentes em agentes mobilizadores em favor do meio ambiente, o Comitê do Fogo realizou nessa quarta-feira, 4, uma Blitz Educativa Ambiental em cinco escolas da região de Taquaruçu e Taquaruçu Grande, em Palmas. Durante a ação foram ministradas palestras e distribuído material educativo de combate às queimadas entre os participantes.

A equipe realizou diversas abordagens do tema queimadas, dentre elas os prejuízos que os incêndios podem causar a saúde e o impacto na rede elétrica afetando diretamente no uso de eletrodomésticos e o da Wi-fi. A escolha da linguagem foi justamente pensando em como atrair os adolescentes e crianças que hoje, mesmo em zonas rurais estão totalmente conectados.

A Blitz Educativa Ambiental fez parte ainda da programação da feira de ciências da Escola Municipal Crispim Pereira Alencar que tem por tema este ano “Queimadas”, o professor de ciências Aluízio Alencar destaca a importância da presença do Comitê do Fogo. “Os alunos estão todos envolvidos com a feira  e é um tema super relevante para que a gente possa ter uma natureza sadia, e a vinda do pessoal do Comitê do Fogo aqui na escola é super necessária pois são técnicos falando sobre a prevenção e também das questões das doenças causadas pelas queimadas, e com isso a população fica em alerta e apta a denunciar”. 

A aluna Geovana Gomes Paiva destacou a importância do trabalho, “principalmente pelo fato de que o fogo não coloca em risco apenas nossas casas e nossa saúde, mas também as florestas, os animais e as nascentes, principalmente aqui em Taquaruçu, onde a população está sofrendo muito com o fogo”.

O diretor das escolas estaduais Duque de Caxias e Entre Rios, Maximiano Santos Bezerra considerou a ação louvável. “A iniciativa do Governo é bem-vinda, nesse momento tão complicado. A gente sabe que todos os anos acontecem as queimadas nesse período, sendo necessárias ações mais intensas como esse trabalho de conscientização. É importante que o Governo dialogue e se aproxime da comunidade, como está sendo feito. Essa união dos órgãos, tanto de combate como de educação ambiental, pode trazer um resultado positivo a curto prazo”.

Participaram da ação a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Secretaria de Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Instituto de Natureza do Tocantins (Naturatins), Corpo de Bombeiros Militar, Batalhão da Polícia Militar Ambiental (PBMA), Centro Integrado de Operações Aéreas (CIPOER) e o Exército.