Geral 12/02/2020 - 17:23 - *Matheus Dias/Governo do Tocantins

Semarh instituiu comissão para práticas administrativas sustentáveis

Membros da Comissão se reúnem para adesão da A3P Membros da Comissão se reúnem para adesão da A3P - Fernando Alves/Governo do Tocantins

Com o objetivo de trazer práticas e atitudes sustentáveis para dentro da administração pública, a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) instituiu a Comissão Setorial da A3P. A Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) é um programa do Ministério do Meio Ambiente (MMA) que visa incentivar atividades administrativas de órgãos públicos com responsabilidade socioambiental.

A comissão instituída através de publicação no Diário Oficial do Estado (DOE) é o primeiro passo para adesão da A3P. Os cinco servidores designados para a comissão se reuniram pela primeira vez na tarde desta terça-feira, 11, na sala da Diretoria de Políticas Ambientais da Semarh. Durante o encontro, a comissão foi apresentada ao programa que se baseia em seis eixos temáticos prioritários: Uso racional dos recursos naturais e bens públicos, gestão adequada dos resíduos gerados, qualidade de vida no ambiente de trabalho, compras públicas sustentáveis, construções sustentáveis e sensibilização e capacitação dos servidores.

É necessário que uma série de requisitos sejam cumpridos para que a instituição consiga a adesão ao programa. A Gestora Ambiental, Ana Karolline Soares mediou à reunião e destacou a importância do sexto eixo da A3P. “A sensibilização e capacitação dos servidores é muito importante nesse momento, pois a partir daqui começaremos a mudança. Somos feitos de cultura e conseguir o engajamento individual e coletivo dos servidores é fundamental”, afirmou.

A comissão discutiu as ações que podem ser trazidas para dentro da secretaria, e que serão destrinchadas dentro dos eixos da A3P. Entre as propostas, foi decidido a arrecadação de tampinhas de garrafas pet e lacres de metal de latinhas para serem doadas para o Hospital do Amor em Palmas e a realização de Coleta Seletiva de Papel uma vez ao mês em toda a secretaria para ser destinado a Associação de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis da Região Norte de Palmas (Ascampa).  A Semarh já conta com a conscientização dos servidores para a redução do uso de copos plásticos no ambiente de trabalho, com isso, a comissão da A3P planejou a realização de mais campanhas internas objetivando a redução do consumo de energia e a reutilização de papel para rascunhos.

“Para poder mudar o mundo, a gente precisa começar da base. Eu acho que a gente não só deve dar exemplo, como procurar disseminar esse exemplo nos demais órgãos públicos e até mesmo no setor privado”, concluiu Janaíni Rodrigues, gerente administrativo da Semarh e membro da Comissão Setorial da A3P.

*Estagiário sob supervisão de Robson Corrêa