Geral 17/03/2020 - 12:42 - Camila Mitye/Governo do Tocantins

I Workshop do Sistema Informatizado de Gestão de Resíduos Sólidos é cancelado

SIGERS tem objetivo de estruturar um banco de dados sobre a situação dos serviços de coleta, tratamento e disposição dos resíduos sólidos no estado SIGERS tem objetivo de estruturar um banco de dados sobre a situação dos serviços de coleta, tratamento e disposição dos resíduos sólidos no estado - Fernando Alves/Governo do Tocantins

Devido à determinação do Governo do Tocantins que cancela todos os eventos estaduais, por meio do Decreto 6.066, o I Workshop do Sistema Informatizado de Gestão de Resíduos Sólidos do Estado do Tocantins (SIGERS-TO), previsto para acontecer entre os dias 16 e 27 de março, foi cancelado. A medida foi adotada em função da prevenção ao vírus Covid-19 (novo coronavírus). O treinamento, que seria oferecido aos gestores dos 139 municípios do Tocantins, é uma realização da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e a Agência de Tecnologia da Informação (ATI).

De acordo com o decreto ficam suspensas todas as atividades realizadas pelos órgãos e entidades estaduais pelo período de 30 dias que possam ocasionar aglomeração de pessoas, além de ser vetada também a participação de agentes públicos em viagens oficiais interestaduais ou internacionais. O workshop ainda não tem data prevista para acontecer e a Diretoria de Políticas Ambientais, responsável pelo evento, informou que novas datas serão estudadas após o período de suspensão.

SIGERS

Um dos instrumentos da Política Estadual de Resíduos Sólidos, o sistema foi desenvolvido pela Semarh e a ATI com o objetivo de estruturar um banco de dados preciso e atualizado sobre a situação dos serviços de coleta, tratamento e disposição dos resíduos sólidos no estado. A implantação do SIGERS deve ser realizada a partir de 2021, quando um prazo será estabelecido para que todos os municípios insiram suas informações, o que poderá contribuir para a sua pontuação no ICMS Ecológico.